O Evangelho do Reino

O EVANGELHO DO REINO

original:http://www.odiscipulo.com/php/pagina.php?doc=fundamentos/evangelho

Vamos ler o seguinte texto escrito por Paulo, o apóstolo, na carta aos gálatas:

Gl 1:6-9 “Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema”.

Afinal de contas, existe outro evangelho? Parece que sim. Desde o início da Igreja começaram a ser pregados outros evangelhos, que Jesus não pregou nem os apóstolos pregaram ( distorções ). E hoje em dia isto não é diferente. É só olharmos para a igreja de hoje, muitos homens, muitas doutrinas, muitas palavras etc. Antigamente, usava-se muito a palavra crente referindo-se aos cristãos, e era sinônimo de seriedade, honestidade e integridade. Hoje, o nome mais comum é evangélico, entretanto, não carrega sobre o si o testemunho de outrora, existe até a terrível expressão de “evangélico praticante” nas bocas das pessoas.

  • Em Mt 28:18-20, depois que Jesus fez toda a sua obra, vivendo, morrendo e ressuscitando, Ele parece que conclui tudo isto no final do evangelho dando a grande comissão aos discípulos.
  • O livro de ATOS dos apóstolos nos mostra o cumprimento da ordem dada por Jesus. As cartas escritas no novo testamento são lembranças e exortações para esclarecer o ensino de Jesus às Igrejas.
  • O que Jesus pregou ? O que os apóstolos pregaram ?

Jesus não disse: “Ide, fazei reuniões, construções, escolas, discipulado, …”. Ele disse: “Fazei discípulos!”.

  • O que é um discípulo para Jesus?
  • Qual a mensagem que produz discípulos?

Antes de responder a estas perguntas, é importante dizer que a palavra discípulo é a mesma coisa que santo, crente, cristão, convertido, entre outras. Entretanto, a palavra crente, por exemplo, aparece 16 vezes no N.T., enquanto que a palavra discípulo aparece 260 vezes.

A parábola do semeador

Mt 13:13:3-9;19-23

· Quando observamos a parábola do semeador, verificamos que existem 4 tipos de solo, mas quantas sementes? – Somente 1 (uma) semente foi semeada.
· Quem é o semeador? – Jesus · Qual é a semente? – A palavra do Reino
· Quem semeia pensa na colheita. Jesus, pensando na colheita que agradaria ao coração do Pai, semeia uma semente específica
· A Igreja do N.T. é a colheita da semeadura dos apóstolos. Compare a Igreja do 1o. século com a Igreja hoje. Existe alguma diferença? Por que a colheita está diferente da Igreja primitiva? – Por causa da semente.

Jesus semeava a palavra do Reino

Mt 4:23 “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo”.

Mt 9:35 “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades”.

Mt 24:14 “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”.

Lc 4:43 “Ele, porém, lhes disse: É necessário que também às outras cidades eu anuncie o evangelho do reino de Deus; porque para isso é que fui enviado”.

Lc 8:1 “Logo depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e iam com ele os doze”

Lc 16:16 “A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele”.

At 8:12 “Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres”.

At 19:8 “Paulo, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, discutindo e persuadindo acerca do reino de Deus”.

At 20:25 “E eis agora, sei que nenhum de vós, por entre os quais passei pregando o reino de Deus, jamais tornará a ver o meu rosto”.

At 28:23 “Havendo-lhe eles marcado um dia, muitos foram ter com ele à sua morada, aos quais desde a manhã até a noite explicava com bom testemunho o reino de Deus e procurava persuadi-los acerca de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas”.

At 28:30-31 “E morou dois anos inteiros na casa que alugara, e recebia a todos os que o visitavam, pregando o reino de Deus e ensinando as coisas concernentes ao Senhor Jesus Cristo, com toda a liberdade, sem impedimento algum”.

Esta era a semente. Quando Jesus inicia seu ministério ele diz

Mt 3:2 “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.”

Por que o Evangelho do Reino?

Nós vivemos num planeta enfermo:

  • Há uma doença pior que o câncer, que a AIDS : O Pecado
  • Há um remédio que Jesus trouxe para o pecado : O Evangelho do Reino

O que é o Pecado ?

Rm 5:12 “Portanto, assim como por um só homem ( Adão ) entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram”

Em Gênesis 3:1-17 vemos como esta doença entrou na raça humana:
“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais”.

  • O homem tinha comunhão perfeita com Deus
  • Relacionamento, alegria, sem preocupações, abundância.
  • O que o diabo ofereceu ? à Entendimento
  • Arriscaram tudo e desobedeceram pela oportunidade de viver por conta própria.
  • Eu vou ser o meu deus. à Independência de Deus

Ao pecar o homem se tornou independente e por isso inútil para o propósito de Deus.

O pecado não é o que o homem faz, É UMA ATITUDE INTERIOR, UM PRINCIPIO DE VIDA INTERIOR DE INDEPENDÊNCIA DE DEUS.
( Eu sou dono do meu nariz, ninguém manda na minha vida ).

Há uma diferença entre pecado e pecados:

O Pecado
 
Os Pecados
Atitude interior de amar a sua independência. (Gostar de ser senhor de si mesmo)
 
Atos cometidos por uma pessoa independente de Deus (mentira, roubo, ira, adultério…)

 

A desobediência de Adão foi um fruto de sua rebelião interior. A Fábrica de pecados à Independência de Deus. Não é preciso fazer força para pecar, é natural.

O Remédio para o Pecado

Jesus trouxe o remédio para o pecado : O EVANGELHO DO REINO.

» O REINO que Jesus semeou é o FIM DA INDEPENDÊNCIA! Deixo de ser o dono da minha vida e Cristo Reina.

ARREPENDIMENTO è Deixo de ser independente e passo a ser dependente de Deus

» O Homem está perdido porque é rebelde, independente de Deus.

Conversão não é cortar galhos (pecados/atos), mas a raiz (pecado/atitude). Abandonar a independência. Mesmo que podemos os galhos, se não houver mudança de atitude eles voltam a brotar. ( continua sendo rebelde )

O Senhorio de Jesus Cristo

A morte de Jesus é uma parte do evangelho, mas existe mais.

  • Evangelho pregado hoje – aceite Jesus …
  • Evangelho do Reino – Jesus, me aceite…

Muitas das pregações dos apóstolos falam da MORTE Jesus. Mas todas falam da RESSURREIÇÃO. Ela aponta, mostra que Jesus é o MESSIAS, o REI, que veio para ser o Senhor e Dono. Rm 14:9

At 2:38 – Arrepender (metanóia no original grego) significa mudança de rumo, mudança de atitude interior. Deixo de ser independente. Passo a ser dependente de Deus.

Mensagem de Jesus para os apóstolos: SEGUE-ME! Mc 8:34,35; Lc 14:33 Arrepender não é abandonar alguns pecados. É morrer para a minha vontade para fazer (e não para falar) a vontade do Pai.

O Evangelho do Reino não foi estabelecido para a salvar o homem, mas para agradar a Deus e colocar Jesus como Rei e Senhor.

» Jesus = Kyrios = Senhor ( Dono + Governante supremo + Máxima autoridade + etc) .

A mensagem JESUS É O SENHOR é muito pregada e cantada na igreja hoje, mas não tem muito significado, ou é apenas um desejo, um alvo a ser atingido algum dia.

Quando uma pessoa é salva, ela entra para o reino de Deus e está debaixo do governo de Jesus Cristo. Ela é salva da sua independência para ser dependente de Jesus.

O senhorio de Jesus não é uma opção para ser salvo, é uma condição.

Mt 16:24 “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me”.

Não podemos prometer a vida eterna para alguém que não foi tocado no seu ego ( no seu eu ) e continua independente de Jesus

O Jovem Rico

Mc 10:17-22 “Ora, ao sair para se pôr a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? ninguém é bom, senão um que é Deus. Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, lhe replicou: Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha juventude. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitos bens”.

  • Era rico, possuía muitos bens
  • O Deus dele eram suas posses. Seu coração estava nelas.
  • Recebeu uma ordem e não obedeceu. ( “‘Vai vende …” )

Zaqueu

Lc 19:1-10 “Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico. Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura. E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa. Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria. Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador. Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado. Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.

  • Era rico, proeminente.
  • Subiu numa árvore para ver.
  • Jesus MANDA e ele obedece sem questionar nada. Recebeu Jesus com alegria.
  • Ele se despojou de seus bens sem que Jesus tocasse no assunto.
  • Entendeu o que era ter Jesus como Senhor. Deixou de ser independente.

A renúncia é uma condição para se converter. (Ex.: A porta é estreita – não existe a porta média)

Nem Jesus nem os apóstolos usavam aquela famosa frase : “Quem quer aceitar Jesus como seu salvador ?” e sim : “Negue-se a si mesmo. Renuncie a tudo, inclusive a você” Eles pregavam uma submissão incondicional a Jesus.

Texto fora do contexto é pretexto

Tomar o Jugo

Se alguém quer ser agradado, mas não se está querendo agradar ao Rei, vai ler Mt 11:28 “vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”, sem ler o próximo versículo -29 : “tomais sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossas almas”.

Qual era o jugo de Jesus? Fazer a vontade do Pai.

Confessar os Pecados 1Jo 1:9 “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”, sem começar do versículo 7 : “se andarmos na luz como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. onde andar na luz significa uma vida transparente diante de Deus e dos irmãos, porque Deus estabeleceu a Igreja como meio para a cura e tratamento do caráter do discípulo de Jesus.

Por que quando Jesus ia transformar pedra em pão seria pecado (Lc 4:3), mas transformou água em vinho (bebida alcoólica, mesmo: Jo 2:10) e não era pecado? – Pecado é não fazer o que agrada a Deus. Até o bem pode ser pecado, se Deus não mandou fazer.

Evangelho do Reino X Evangelho de Ofertas

Evangelho das Ofertas: Evangelho do Reino:
A pregação de todas as promessas e bênçãos de Deus sem as demandas (as exigências e condições) do reino colocadas por Jesus, o 5º Evangelho segundo os santos evangelhos, ou seja somente os textos sublinhados. Ex.:

Lc 12.32 ð promessa

Lc 12.33 ð demanda

Mt 11.28 ð promessa

Mt 11.29 ð demanda

Existem promessas, mas também existem condições, exigências. Crer sem obedecer é ter uma fé morta, inoperante: vinde a mim não tem valor sem tomai o meu jugo. Ex.:

Mt 4.23

Mt 9.35

Lc 14.33 (ver o jovem rico)

At 28.31

Mc 8.34-36

O homem e a felicidade do homem é o centro da mensagem. O evangelho das ofertas impõe condições à Deus para o servi-lo. Jesus, sua vontade, sua autoridade e seu reino é o centro da mensagem. O homem deve buscar a Deus e sua vontade. A felicidade é um subproduto (uma conseqüência) Rm 12.1-2.
Deus não é Senhor é um servo a serviço do homem. Deus é Senhor e nós somos os servos.
Condição para ser salvo: aceitar a Jesus Cristo como o seu salvador. Condição para sermos salvo: submeter ao senhorio de Cristo. Hb. 5.9 ; At 2.38 ; Mt. 7.21-23.
Conversão sem compromisso. Conversão com as condições para ser um discípulo. Lc. 14.26,27.
Consagração (dedicação total da vida a Deus) é um passo opcional e progressivo depois da conversão. Consagração é conversão, conversão é consagração Lc 9.57-62
O Reino é no futuro, na 2º vinda de Cristo. O Reino é presente e futuro. Cl 1.13.
O reino é no céu. O reino é o governo de Deus em nossas vidas: Aqui e Agora Mt 6.10

Qual evangelho vivemos? Que semente estamos plantando?

Que o Espírito Santo nos dê graça e coragem para viver e proclamar o evangelho que Jesus nos trouxe. Amém!

original:http://www.odiscipulo.com/php/pagina.php?doc=fundamentos/evangelho

AlbertoArt’foto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s